InspiraçõesNEW IN
@lisboaride

Falar de Lisboa e não falar de Almada é despir Lisboa.

É Almada e o seu Cristo Rei que cumprimenta e abraça os visitantes, lisboetas e todos os portugueses, ainda que ao longe.

Almada

Quer visitar locais turísticos menos populares na capital?

Já considerou Almada? A resposta é provavelmente: “não”. No entanto, se deseja boas aventuras longe da azáfama da cidade, então Almada é a melhor alternativa.

Almada está situada na margem sul do rio Tejo. Chega lá passando a Ponte 25 de Abril, uma das pontes mais bonitas que conhecemos.

Pode chegar a Almada de várias formas. Indicaremos aqui algumas:

Chegar a Almada de autocarro

O serviço de transporte por autocarro para Almada é gerido pela Transportes Sul do Tejo (TST).

Pode apanhar em Lisboa em vários locais autocarros para Almada, mas aconselhamos as seguintes estações que consideramos mais centrais:

Areeiro – Autocarro 160

Cidade Universitária – Autocarro 176

Praça de Espanha Lisboa – Autocarro 152

Estes param na Praça S. João Baptista, no centro de Almada, onde se pode utilizar o Metro Sul do Tejo para se deslocar pela cidade.

Pode escolher chegar a Almada de comboio

Também se pode lá chegar de comboio através da rede ferroviária Fertagus. Apanha-se este comboio em qualquer uma das seguintes estações em Lisboa: Roma/Areeiro, Entrecampos, Sete Rios ou estações Campolide em direção ao Pragal.

A partir do Pragal, pode apanhar vários autocarros que o vão levar até à cidade. Este comboio dá-lhe a oportunidade única de viajar sobre o rio Tejo na icónica ponte 25 de Abril. A vista de lá de cima é um verdadeiro tesouro.

A viagem demora entre 30 minutos a 40 minutos e mais de uma hora, se decidir ir a Setúbal (vale muito a pena!). Pode ver o horário do comboio aqui.

Chegar a Almada de barco

Se desejar um passeio rápido de barco para o outro lado do rio, pode apanhar um barco para Almada a partir do Cais do Sodré. O serviço de transporte de barco entre Cacilhas e o Cais do Sodré está disponível todos os dias entre as 5 da manhã e a 1:20 da manhã.

A viagem para Cacilhas é normalmente de cerca de 20 minutos. Depois, de Cacilhas para outros bairros de Almada, pode demorar entre 20 a 40 minutos a chegar ao seu destino.

Todas estas viagens valem a pena. Aliás, aconselhamos ir 3 vezes a Almada: de autocarro, de comboio e de barco!

Vai ser recebido de braços abertos pelo Cristo Rei!

O Cristo Rei é um dos monumentos mais icónicos de Lisboa/Almada. A estátua de Cristo está no alto da margem sul do estuário do Tejo, e representa Cristo de braços abertos a abençoar a cidade. O Cristo Rei data dos anos 50 e a sua construção foi em respeito a Portugal em tributo a todos os esforços que Portugal teve para ficar fora da 2ª Guerra Mundial.

Desde a sua consagração em 1959 o Cristo Rei tem sido um destino importante de peregrinos portugueses e é hoje um importante centro religioso. O Cristo Rei de Lisboa tem muitas semelhanças com a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, e a estátua brasileira foi a inspiração desta que temos em Almada e que abençoa Lisboa todos os dias.

Para os visitantes, o Cristo Rei é uma plataforma de 80m de altura e de lá pode ver as incríveis vistas panorâmicas sobre Lisboa.

O terreno que circunda o Cristo Rei é um complexo em expansão de jardins religiosos e edifícios de peregrinação. Estes terrenos são de visita livre e tem vistas panorâmicas quase tão boas como a partir do topo do monumento.

Para poder subir ao Cristo Rei tem uma taxa de entrada que deve consultar no website do Santuário. À saída do elevador, os visitantes são recebidos com uma loja de presentes religiosos surpreendentemente grande, e mais um lance de escadas para o miradouro.

A vista é simplesmente de tirar o fôlego. Num dia claro, o ponto alto permite ver as colinas da Serra de Sintra a noroeste e a Serra de Arrábida a sul.

E como é o tempo em Almada e Lisboa?

Clima mediterrânico! Assim, normalmente os Verões são quentes e secos e a temperatura é amena no Inverno. A temperatura média global em Almada situa-se geralmente entre 16°C a 34°C, sendo Janeiro o mês mais frio. Agosto é normalmente o mês mais quente.

A melhor altura para visitar Almada é entre Março e Novembro. Nestes meses, o clima é muito agradável, com uma temperatura amena e pouca chuva.

Se o tempo seco é o que pretende, os meses com menor probabilidade de chuva são Junho, Julho e Agosto.

Coisas muito boas para se fazer em Almada

Almada está cheia de atividades divertidas e muito boas para fazer, quer esteja com a sua família, amigos, ou decidido a fazer uma pausa sozinho/a.

Visite a Costa de Caparica

Sem dúvida uma das melhores linhas costeiras e praias da zona de Lisboa. É um local popular tanto para turistas como para locais que procuram desfrutar da praia e fazer surf. Devido ao seu tamanho, há sempre (mesmo sempre!) espaço para muitas pessoas relaxarem sem se perturbarem realmente umas às outras.

A própria cidade constitui um destino de férias alternativo a Lisboa para aqueles que procuram um ambiente mais calmo com proximidade à praia.

Sinta Paz no Parque da Paz

Se está interessado num passeio pela natureza em Almada, o Parque da Paz é o local perfeito para isso. E a paz que lá sente.

É um parque verde calmo e tranquilo onde se pode relaxar, caminhar, correr ou mesmo meditar. Se quiser, pode também fazer um piquenique para relaxar com amigos e familiares.

Por isso, sinta-se mais do que abraçado por Almada. Mais do que os braços do Cristo Rei, sinta-se abraçado por tudo o que de bom a cidade tem para oferecer!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *