CulturaNEW LINE

Lisboa para ler: perca-se nas livrarias da cidade

Faça uma rota literária pela capital lisboeta e descubra porque a cidade é fonte de inspiração

Luís de Camões, Almeida Garret, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, José Saramago. A imaginação brilhante destes autores ganhou o mundo e, certamente, já leu ou ouviu falar de alguma obra deles. Tais escritores ilustres e amplamente estudados são todos portugueses.

Por isso, vir até Lisboa e não conhecer a sua literatura é o mesmo que não conhecer os sítios mais importantes da cidade, como a Praça do Comércio ou a Torre de Belém. 

A dica da Lisboa Ride é conhecer pelo menos algumas das principais livrarias e saber mais sobre os génios das palavras que fizeram de Portugal um polo de cultura. 

Lisboa inspira

As colinas de Lisboa, os azulejos a enfeitar paredes e muros, as ruelas ou a noite lisboeta certamente serviram de inspiração para os mestres da literatura. Mas há mais, muito mais. Se Portugal é um berço de nomes tão importantes de outrora, ainda continua a lançar novos talentos. 

Por isso, quando vier a Lisboa, experimente as comidas e as bebidas típicas. Faça um passeio de barco pelo rio Tejo ou aprecie o pôr-do-sol.  Contudo, reserve um tempo para entrar numa das tantas livrarias espalhadas pela cidade. Visite a Casa Fernando Pessoa ou a Fundação José Saramago. Ao voltar, terá certeza de que “viveu”, ou melhor…terá certeza de que verdadeiramente “leu” Lisboa!

Para facilitar a sua jornada literária, a Lisboa Ride separou alguns dos sítios imperdíveis para visitar. 

Livrarias

Livraria Bertrand

foto @christianabernardes

Se você procurar sobre dicas de onde começar a visita a Lisboa, uma das zonas que certamente irá encontrar é Baixa-Chiado. Então, logo no início do seu passeio você terá a oportunidade de entrar na livraria mais antiga em actividade do mundo! É isso mesmo. A Bertrand entrou para o Guinness Book em 2011. Isto porque desde que abriu, em 1732, a livraria nunca mais parou de funcionar. Chegou a ser destruída pelo terremoto de 1755, mas foi reformada e continuou de portas abertas. As estantes estão repletas de clássicos e obras de autores contemporâneos. Há livros em outros idiomas e uma cafetaria para fazer uma pausa e apreciar uma boa leitura. 

Onde fica? Rua Garrett, nº 73 | Lisboa

Livraria Ferin

Ainda na Baixa-Chiado outra livraria convida para uma viagem no tempo. É a Livraria Ferin. As estantes e corredores guardam o estilo antigo do século 19. Ao entrar temos a sensação de querer ler todos os livros que estão lá. A família Ferin veio da Bélgica para Portugal e começou as atividades em 1840. Nomes importantes da literatura portuguesa, como Eça de Queiroz, passaram pela livraria que é a segunda mais antiga de Lisboa. Lá vai encontrar títulos em português, francês, inglês, italiano, espanhol e alemão.
Onde fica? Rua Nova do Almada, 72 | Lisboa 

Ler Devagar 

foto @christianabernardes

Perca-se no meio de tantos livros em estantes imensas na Ler Devagar. Mais que uma livraria, este sítio é paragem obrigatória para quem passa por Lisboa. Além de albergar  milhares de obras, a livraria também é galeria de arte, espaço de eventos culturais e biblioteca. Ao entrar, olhe para cima para ter uma ideia da dimensão do espaço e surpreenda-se com uma bicicleta voadora! Um convite para viajar pelas obras e aventurar-se pela literatura. Não é à toa que a Ler Devagar é considerada uma das 20 mais belas livrarias do mundo. Está situada na LX Factory, um espaço com muitas outras atrações. Onde fica? LX Factory – Rua Rodrigues Faria, 103 | Lisboa 

Livraria do Simão

Já falámos sobre livrarias antigas e imensas. Todas encantadoras! Mas há uma pequena (ou minúscula) livraria escondida no coração de Lisboa que também vai te surpreender. 

A Livraria do Simão fica nas Escadinhas de São Cristóvão, na Baixa. Com menos de quatro metros quadrados, dizem ser a livraria mais pequena do mundo. Simão, o dono, não sabe. Mas também não se importa. Vende livros e, com gosto, indica as melhores obras para os turistas. Também é um espaço muito procurado pelos lisboetas amantes da literatura. Só de ir lá e conhecer este sítio tão peculiar, já vale o passeio!

Onde fica? Escadinhas de São Cristóvão, 18 | Lisboa 

Casa Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888-1935) ganhou o mundo pelas páginas de obras memoráveis. Mas não escreveu sozinho. O poeta criou personagens que assinavam as suas obras. Cada qual com biografia e estilos diferentes. Álvaro Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis são os principais heteronómios do escritor. 

A morada onde viveu o poeta os seus últimos 15 anos é a meca dos amantes do seu legado. E é a melhor maneira de conhecer os tantos poetas que viviam num só. 

Ao visitar a Casa Fernando Pessoa, passe pela biblioteca especializada em poesia internacional, pela sala multimédia e observe os detalhes da reconstituição do quarto do poeta com móveis e objetos originais! Pode inclusivamente ter lá os seus óculos com armação redonda, uma marca do escritor. Documentos pessoais e obras de artistas que o influenciaram também fazem parte da exposição. 

Uma dica importante! Faça uma foto ao lado do poeta em frente ao “Café A Brasileira” no Chiado. Um “clássico” para quem vem a Lisboa. 

Onde fica? Rua Coelho da Rocha, 16-18 | Lisboa 

Fundação José Saramago

foto @christianabernardes

Ao passear junto ao rio Tejo, vai avistar uma casa diferente. É a Casa dos Bicos, ainda do século 16. Pela fachada vai entender porque se chama assim! É neste prédio de frente para o rio que fica a Fundação José Saramago. Cá fora, há uma oliveira de  Azinhaga, terra natal de José Saramago (1922-2010) e onde foram depositadas as cinzas do escritor, em 2011. 

Único autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998,  Saramago tinha Lisboa como inspiração para muitas das suas histórias. São mais de 40 obras, entre romances, crónicas, contos e poesias. 

Ao entrar na Fundação, é capaz de mergulhar no mundo do autor rapidamente, pois há literatura por todos os lados. Textos originais assinados por ele, objetos pessoais e até mesmo a medalha do Nobel podem ser vistos de perto. 

Onde fica? Rua dos Bacalhoeiros 10 | Lisboa

Essas são algumas sugestões da Lisboa Ride para você navegar pelas páginas de Lisboa. Mas sempre há mais para descobrir!

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais!

A Lisboa Ride leva-o onde você quiser. Experimente! (aqui leva pro site de experiências)

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *