Just Eat&DrinkNEW LINE

Que tal apreciar uma sandes em forma de massa crocante e deliciosa para começar bem o dia? A Lisboa Ride preparou uma lista dos sítios que vendem os melhores croissants da cidade. 

Os pastéis de nata estão sempre a estampar fotos de gastronomia de Lisboa. Mas ao entrar em qualquer pastelaria da cidade, vai encontrar um balcão cheio de gulosices de encher os olhos. Mas há uma iguaria que não é típica de Portugal e que ganhou o coração – e o estômago – de quem vive por cá ou passa em Lisboa:  os croissants! 

Os croissants não são originais de França!

Isso mesmo! A origem dos croissants é atribuída a Viena de Áustria no século 17. Essa meia-lua crocante e cheia de manteiga chegou a França por Maria Antonieta, a princesa austríaca que se casou com o rei francês Louis XVI. 

Entretanto, por mais que o croissant tenha nascido na Áustria, foi a França que o tornou popular. O nome croissant, inclusivamente, é francês e significa “crescente” (parece mesmo uma lua crescente, não é?). 

Muita manteiga, muitos recheios

O segredo do croissant está na massa. Ao longo do tempo, a receita mudou um pouco e, diz a história, que foram os franceses que tiveram a ideia de adicionar mais manteiga à massa, por isso a fama do “croissant francês”. 

É uma iguaria bastante calórica, isto porque além de manteiga, a receita leva farinha, açúcar, sal, leite e ovos pincelados. 

Lisboa dos croissants

Se a história do croissant é austríaca e francesa, cá em Portugal ela tem mais sabor. Seria uma ousadia dizer isto? Até pode ser! Mas o que sabemos é que de pastelaria os portugueses são especialistas. Por este motivo, a Lisboa Ride preparou uma pequena lista com os melhores sítios para aproveitar os croissants da cidade, com ou sem recheio, salgado ou doce. A escolha é sua, apenas aprecie!

Choupana Caffe

Um espaço aconchegante na movimentada avenida da República, no bairro do Saldanha, em Lisboa. Este sítio é conhecido pelos croissants muito bem encorpados (sim, são grandes!). Têm croissants salgados para sandes, mas os mais famosos são os doces. Os sabores são muitos: chocolate, chocolate com avelã, maçã com canela, ovos e amêndoas, banana e caramelo e de chocolate Kinder Bueno coberto com waffle.  Todos deliciosos! Mas… a estrela da casa é o Red Velvet, este croissant é o preferido dos clientes! É feito com uma massa rosa com recheio de chocolate…de fazer água na boca! Que tal tomar um pequeno-almoço com algum destes? 

Onde fica? Av. da República 25A | Lisboa

O Melhor Croissant da Minha Rua

O nome desta marca carrega uma história de família. O Melhor Croissant da Minha Rua nasceu da vontade de um miúdo em fazer vender os croissants que sobravam na pastelaria dos pais todos os dias. Quando passou a tomar conta do negócio da família, em Sesimbra, André Cidade dedicou-se ainda mais aos croissants. Funcionou e de que maneira! Hoje este conceito de pastelarias já está espalhado por vários locais, como Carcavelos, Setúbal, Azeitão, Odivelas, Cascais, Almada e, claro, em Lisboa!

Ao chegar numa destas lojas, lembre-se que terá dificuldade em escolher apenas um croissant. É que são muitos! E muito bons! Têm salgados em formato de sandes que podem ser recheados de várias formas:. queijo fresco, tomate e oregãos, misto de fiambre e queijo; atum, frango e até de salmão.

Os doces…são de deixar os olhos em bico! Os sabores são: chocolate negro, doce de morango, Kinder Bueno e avelãs, Nutella, doce de ovos, maçã e canela…

Uma dica: experimente o “Mosqueteiro”.

Onde fica em Lisboa?

  • Avenida Marquês de Tomar, 76C 
  • Rua Luís de Camões, 76
  • Av. Da Igreja, 15D
  • R. Virgílio Correia 8

Pastelaria Benard 

Um sítio clássico no coração de Lisboa há mais de 150 anos! A Benard abriu portas em 1868 e é um dos cafés mais emblemáticos da cidade. Apresenta um menu cheio de delícias. Entretanto, os croissants saltam à vista. É que os sabores são divinais e os preços bastantes acessíveis. Para além dos croissants simples ou os de fiambre e queijo, os croissants doces são imperdíveis! Os sabores são, de chocolate, doce de ovos, geleia de morango e geleia de framboesa. A dica é pedir um salgado e um croissant doce de sobremesa! Que tal?

Onde fica? Rua Garrett 104 | Lisboa 

Sacolinha

Se estiver a passar pelas ruas da Baixa-Chiado e sentir vontade de beber um café e comer um croissant saboroso, a Sacolinha é uma ótima opção. Os croissants com doce de leite são os mais famosos, mas existem os croissants de chocolate, de doce de ovos e o croissant doce de massa folhada. Ah, e há o croissant simples! O melhor é que, se você estiver a poupar calorias ou não estiver com muita fome, têm também as versões “mini” dos croissants. Os preços também são tentadores. A Sacolinha tem mais de 10 lojas em Portugal.

Onde fica? Em Lisboa: Rua Paiva de Andrada nº4/12 | Lisboa 

Estes são apenas alguns dos sítios que servem croissants deliciosos em Lisboa. A nossa dica é sempre explorar mais!

Quer conhecer mais a cidade? Siga-nos nas redes sociais!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *