Lisboa RideNEW IN

Pedro José, guarda-freios do ascensor mais famoso de Lisboa, conta com orgulho como é a rotina no sobe e desce na rua da Bica.

O Pedro é tímido para dar entrevistas. Ele demorou um pouco para abrir um sorriso à nossa equipa, mas aos poucos soltou-se e contou-nos como é trabalhar num dos sítios mais famosos da cidade. Afinal, uma foto do ascensor no topo da rua é um dos principais símbolos de Lisboa. Enfeita quadros, postais e é foto obrigatória no Instagram dos viajantes que passam por cá.

A Rua Bica Duarte Belo, ou só “Bica, é a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de São Paulo, na zona central de Lisboa. Na parte alta da rua é possível ver o Rio Tejo. Uma paisagem cortada pelos cabos dos ascensores, que fazem parte da paisagem de Lisboa. Todas as cores cabem na Rua da Bica. E o vaivém do funicular ajuda a compor o cenário de uma rua cheia de vida e movimento.

A rua da Bica hoje, há mais de 100 anos

O “elevador da Bica” (segundo a Carris, o termo correto é ascensor, mas toda a gente também o chama de elevador) começou a funcionar em 1892. E destes quase 130 anos de história, 20 são contados também por Pedro. Há duas décadas a trabalhar na Carris, ele já viu de tudo no vai e vem do ascensor e diz que há sempre o que aprender. “É bom porque tem aqui milhares de pessoas, ultimamente não, mas antes da pandemia passavam milhares de pessoas e é gratificante porque você consegue falar com elas e entender porque elas vêm para Lisboa, conhecer a cidade em si, conhecer os monumentos. Acaba por aprender com elas também”. 

A rua mais bonita do mundo

Será mesmo que a rua da Bica é a mais bonita do mundo? O Pedro garante que sim! Mas esta certeza não é da sua imaginação. Em 2017, um grupo de sites norte-americano promoveu um concurso para saber qual a rua mais bonita do mundo. A votação online contou com a participação de milhares de turistas, de acordo com as suas próprias experiências. 

Depois que todas as informações foram recolhidas, foram selecionadas as sete ruas mais bonitas do mundo. A Rua da Bica está entre elas, ao lado da Champs-Élysées e a 5ª Avenida! Ou seja, não é mesmo a única rua mais bonita do mundo. Entretanto, está num seleto grupo de sítios que ficam gravados na memória dos turistas seja pela sua beleza, peculiaridade ou mesmo as boas experiências que viveram ali. 

Mesmo assim, Pedro se não cansa de dizer: “Eu trabalho na rua mais bonita do mundo. Todos os dias…quase todos os dias!”.

Quer conhecer mais histórias como esta? Deixe o seu comentário!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *