ExperiênciasImperdívelNEW LINE

As ruas íngremes da capital lisboeta ganham a ajuda dos charmosos ascensores. São eles que facilitam a vida de quem está a caminhar pela cidade. E o melhor: revelam as vistas mais bonitas de Lisboa. 

Depois de um passeio em Lisboa, certamente irá entender porque os ascensores e elevadores são tão importantes para cidade. É que a geografia peculiar da cidade dá-te os melhores ângulos para as mais belas fotos…mas também exige um bom preparo físico para subir e descer ladeiras!

E aí que os ascensores, ou popularmente chamados de elevadores,  se tornam mais importantes. São três ascensores: da Bica, da Glória e da Lavra. O elevador, com este nome, é apenas o elevador de Santa Justa, no coração da Baixa-Chiado. 

Os ascensores da Bica, da Lavra e da Glória, são até parecidos com elétricos que dão charme às ruas lisboetas. Também são amarelos, têm um condutor que, nesse caso é o guarda-freios e atraem a atenção de quem passa pela rua. 

Ascensor do Lavra

Divulgação/Carris

Vamos começar a nossa viagem pelos ascensores de Lisboa com o mais antigo: o ascensor do Lavra. São mais de 130 de funcionamento! Começou lá em 1884 e em 1915 é que passou a ser elétrico. Este ascensor é a ligação entre o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana. Logo que sair do elevador, podes visitar o Jardim do Torel e o Jardim do Campo de Santana. Vale a pena! 

Ascensor da Bica 

A Bica Duarte Belo, na zona central de Lisboa, é um dos pontos turísticos mais famosos de Lisboa. Tirar uma foto ao pé do ascensor é quase obrigatório para que visita a cidade!

A parte de baixo da ladeira íngreme é a Rua de São Paulo, onde fica, digamos, o fim da linha do ascensor.

Divulgação/Carris

A Bica compõe a cena boêmia de Lisboa. Uma rua charmosa, histórica e cheia de bares alternativos. Está lá sempre uma malta jovem, que dá a esta rua um burburinho típico de zonas centrais de qualquer cidade. 

E quando os que passam sacam seus telemóveis a tirar fotografias, já sabes, o  ascensor está a descer ou a subir com turistas e moradores da cidade.

Todavia, há outros ascensores que deixam o passeio em Lisboa um tanto quanto mais fácil!

Ascensor da Glória

O “elevador” da Bica pode ser o mais famoso dos cartões postais, mas o ascensor da Glória liga dois pontos imperdíveis em Lisboa: a praça dos Restauradores e o Bairro Alto, mais precisamente o Miradouro São Pedro de Alcântara. Ao final do trajeto de 275 pela Calçada da Glória, pare para apreciar a vista. É fantástica!

Divulgação/Carris

O ascensor existe desde 1885, mas o modelo eléctrico existe desde 1914 e é operado pela empresa Carris. Ou seja, o ascensor é uma ajuda e tanto no passeio, mas também é uma viagem no tempo!

Elevador de Santa Justa

Divulgação/Carris

Ao passar pelas ruas da Baixa-Chiado, irá se deparar com uma fila de pessoas próximo à uma escada. Ao olhar para cima, irá uma estrutura de ferro imponente e encantadora. Este é o famoso elevador de Santa Justa, uma obra-prima de Lisboa. 

O elevador liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo. Ao chegar lá em cima, prepare-se: a paisagem é deslumbrante! Uma vista privilegiada da cidade, pra ver cada detalhe de Lisboa do alto. 

Ficou com vontade de subir as ladeiras a bordo de um dos elevadores?  Lembre-se, Os cartões Viva Viagem também são válidos para os ascensores e para o elevador de Santa Justa. Veja aqui informações de onde comprar.

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *