NEW LINERestaurantes

Com um menu diferenciado, o Plano é um restaurante que define o conceito de experiência gastronómica. Por isso, ao escolher este sítio para o almoço ou jantar, vá com calma, vá com tempo. É preciso mergulhar nos sabores para entender a filosofia do chef Vítor Adão.

Um refúgio na Graça para experimentar, para se permitir…enfim para uma degustação inesquecível. Ao entrar no Plano, não irá receber um menu tradicional. A experiência chega à mesa dividida em até nove momentos. Para abrir o apetite, oferecem-nos um cocktail de pera-rocha, canela, alecrim e limão. Para além dos cocktails tradicionais, há opções como esta de pera-rocha, elaboradas com as compotas feitas na casa. 

foto @christianabernardes

Assim como nos drinks e cocktails, os pratos são feitos com ingredientes da estação. A ideia do Plano é caminhar junto à Natureza, sempre a respeitar o seu tempo. Por isto mesmo é que a cozinha do restaurante sofre constantes transformações. Se o cardápio pode mudar de acordo com as estações, também varia quando alguém da equipa descobre algo novo que pode enriquecer a experiência dos clientes. 

Como aperitivo é apresentado um queijo monte da vinha , azeite e azeitonas compostos por três variedades – madural, presunto transmontano, pão da “Gleba”, croquetes de vitela ( abaixo na imagem ).

foto @christianabernardes

E, por falar em experiência…faça-a com tempo! A nossa dica de ouro é apreciar cada prato sem pressas para ir embora. Vale cada momento. Sinta-os!

Como dissemos, o Plano não oferece um menu tradicional, com a ementa à escolha do cliente. Normalmente, a casa oferece duas opções: “Menu degustação com 5 momentos” e “Menu degustação com 9 momentos”. Quem leva os pratos à mesa sempre detalha os ingredientes usados para elaboração das receitas.

O melhor do menu desgustação

As entradas do menu degustação completo são divinais. A começar pelo carabineri grelhado, que já vem separado do lombo, com creme de batata, ovas de arengue e papada de porco. Para acompanhar, um pão feito feito à base de fermentação natural. Deliciosos!

O próximo a ser servido é um polvo com lâminas de beterraba…wow!!! Palavras para quê?

foto @christianabernardes
foto @christianabernardes

Depois de agradar o paladar com entradas tão saborosas, chega a vez dos pratos principais. As porções são na medida certa para podermos aproveitar toda a experiência. O primeiro que chegou à mesa foi uma corvina grelhada na lenha, acompanhada de batatas esmagadas temperadas com azeite, picles de courgettes e rabanetes laminados. Para ficar ainda melhor, é despejado um molho de vinho branco.

foto @christianabernardes

Antes de chegar a vez da carne, há uma opção “limpa palato”, feito com tomate coração de boi, sorvete de pimentos lacto fermentados e talos de alho oriental. Essa iguaria tem a finalidade de limpar o paladar para sentirmos o sabor do próximo prato. É delicioso e cumpre o incrivelmente o seu propósito!

foto @christianabernardes

O segundo e último prato principal é um lombo de porco Bísaro Transmontano com molho da carne e molho de salsa, acompanhado de couve coração e dois tipos de cogumelos. Dá pra imaginar o sabor? Difícil!

foto @christianabernardes

Mas…outra dica importante: faça a experiência junto com a harmonização de vinhos, que é cobrada à parte. 

Os rótulos de bebidas oferecidos pela casa foram cuidadosamente escolhidos para harmonizar com o menu do restaurante. Para além, o Plano dá prioridade aos vinhos biológicos, feitos por pequenos produtores de Portugal. 

O destaque para a sobremesa é, uma fatia bem fina de abóbora grelhada, com purê de abóbora fumado, sorbet de queijo cardamomo e uma telha de coco.

foto @christianabernardes

O chef Vítor Adão

O Plano, projeto pessoal do chef Vítor Adão, é resultado de anos de trabalho. Um trabalho que começou cedo, fruto do talento precoce deste jovem de apenas 30 anos. Nascido em Chaves, ao Norte, Vítor Adão aprendeu desde cedo o que é celebrar à mesa. A conviver com a família e vizinhos que cultivavam o alimento que depois seria partilhado entre todos, o então miúdo aprendeu o valor do que vinha da terra. Com 14 anos, depois de muito esconder os tachos após alguma receita malsucedida, Vítor Adão passou a frequentar a escola de cozinha José Ribeirinho Machado, em Vilarandelo. Depois, foi para a Escola de Hotelaria de Mirandela, onde chegou a dar aulas. De lá, formou-se uma carreira de sucesso, com passagem em Londres. Vítor Adão foi chef executivo do grupo 100 maneiras, consultor na Quinta do Arneiro, foi curador da rede Tabernas do Alto Tâmega e chegou a ter um restaurante de comida asiática. Porém, finalmente decidiu colocar o seu “Plano” em prática para deleite dos lisboetas. 

O menu do restaurante leva muito a personalidade irrequieta do chef, que não se importa em iniciar e fechar ciclos. O Plano é assim, possui um menu aberto às mudanças, que são sempre bem-vindas!

As novidades de Outono

Se o tempo é de recolhimento, seja pela chegada do frio, seja pelo tempo em que vivemos, o Plano convida-o a celebrar o que é possível celebrar: os momentos com quem mais amamos. Por isso, agora no Outono o restaurante oferece um menu diferenciado aos fins-de-semana: Mesa Portuguesa. Aos sábados, cabrito assado com arroz de forno. Aos domingos, cozido à Transmontana. E atenção! Lembra-se que falamos dos menus de 5 e 9 momentos? Pois agora há uma opção ampliada deste formato: o “Menu degustação com 12 momentos”. Imagina-te a viver 12 momentos inesquecíveis? Não, não é preciso imaginar, é preciso experimentar. E é claro que para acompanhar este novo momento de experiências, há também um novo pairing de bebidas, composto por 8 referências a enriquecer ainda mais o sabor dos pratos.

A nossa dica é experimentar o menu completo (de 9 ou 12 momentos) acompanhado da harmonização de vinhos. Não irá se arrepender!

E um alerta importante: o restaurante Plano atende apenas com reservas antecipadas.

Preparado (a) para viver esta experiência? Lembre-se sempre sempre de usar máscara e manter o distanciamentos social.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *