+ Info
@tempo.pt

A Proteção Civil alerta para a tempestade Dora, que já começou a provocar alguns estragos, nomeadamente nos distritos de Vila Real e Viseu. Lisboa e Leiria estão sob aviso vermelho. 

A tempestade Dora, também chamada de depressão Dora já chegou a Portugal e trouxe ventos fortes, chuva, agitação marítima e descida da temperatura.

Por enquanto, os distritos de Viseu e Vila Real registaram algumas ocorrências, mas sem gravidade. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso vermelho para a costa de Lisboa e Leiria. Nestes distritos, as ondas devem chegar a 8 metros de altura, com previsão de até 14 metros de altura máxima. A decisão de subir o alerta foi tomada após a Autoridade Marítima Nacional ter avisado sobre o agravamento das condições marítimas em Portugal continental a partir desta sexta-feira.

O alerta laranja é para os seguintes distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, bem como o norte da Madeira e Porto Santo. O aviso vale até meia-noite de domingo. 

Condições meteorológicas para o estado de alerta

A Protecção Civil de Portugal indica quatro fatores que motivam o estado de alerta: 

  • vento forte;
  • agitação marítima (em todos a costa);
  • queda de neve (sobretudo no interior e zona a partir de 700 metros de altitude);
  • temperatura baixa (associada ao vento). 

Por isso, as autoridades náuticas pedem que os pescadores que se encontram no mar retornem à costa. para além, o alerta é para que a população em geral evitem atividades de lazer próximo à orla costeira ou mesmo nas praias. 

Cuide-se!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *