CulturaNEW LINE
@tvamadora

O fim de semana está a chegar. Sim, sabemos que em muitos sítios, como é o caso de Lisboa, há restrições de horários para circulação de pessoas aos sábados e domingos. Mas…que tal acordar um pouco mais cedo para aproveitar um pouco mais a cultura da cidade? 

Sexta-feira

Exposição Valha-nos Santo António! Artesanato em tempo de covid

foto Exposição “Valha-nos Santo António!”

A pandemia mudou a rotina do mundo inteiro. E, para tratar a situação de um jeito inusitado, o colecionador Mário Coelho lançou um desafio aos artesãos portugueses: mostrar o novo quotidiano imposto a partir de março, quando o vírus se espalhou. Mas o “novo normal” é retratado através da imagem de Santo António. Ao fim do ano, nasceu uma mostra incrível de artistas de todo o país e das ilhas. São mais de 60 peças que mostra a forte relação dos portugueses com o santo. 

A exposição é inaugurada nesta sexta-feira e estará aberta de segunda a sexta-feira das 11h às 17h e no fim de semana das 10h às 12h. As entradas custam 3€ e incluem acesso ao Museu. 

Quando? 11 de novembro, às 11h
Onde? Museu de Lisboa | Palácio Pimenta | Lisboa

Percurso Pedestre “Lisboa dos Espiões” 

Portugal não teve participação na Segunda Guerra Mundial, mas Lisboa foi cenário de muitas intrigas e traições, com membros das forças alemãs, britânicas e americanas. Existe também a história de quem seria o “verdadeiro agente 007”. Todas essas histórias secretas vão ser desvendadas neste passeio noturno pela capital lisboeta. O percurso dura aproximadamente duas horas com participação de uma guia de turismo que explicará todas os factos históricos e os esconderijos dos espiões no caminho. O valor é 15€ por pessoa. Crianças até aos 12 anos não pagam, desde que acompanhadas por um adulto.

Quando? 11 de novembro, às 19h
Onde? Ponto de encontro: Entrada do Hotel Tivoli Avenida | Lisboa

Sábado

“Nádia” – exposição fotográfica no MU.SA

Neste sábado inaugura a exposição “Nádia”. São diversas obras fotográficas que prometem deixar os visitantes intrigados! A mostra é composta por obras de diversos autores, mas de estilos diferentes. As fotografias também não foram organizadas por uma ordem cronológica, porém há uma conexão perceptível entre as peças, que também dialogam com o público. 

Quando? A partir de 12 de Novembro
Onde? MU.SA – Museu das Artes de Sintra | Sintra 

Concerto de Natal | Orquestra Municipal Geração Amadora

A Orquestra Municipal Geração Amadora é resultado de um trabalho de integração através da música. E este fim de semana é uma ótima oportunidade para apreciar o talento destes jovens num concerto natalino. O espetáculo da orquestra de cordas e sopros passa por obras de Mozart, Bach até a tradicional Jingle Bells. A entrada é gratuita mediante lotação da sala. 

Quando? 12 de Novembro, às 11h
Onde? Cineteatro D. João V  | Amadora

Domingo:

Mercado de Natal Santos Collective

Santos Collective é uma entidade sem fins lucrativos, focada na responsabilidade social coletiva do comércio local da zona da Estrela. 

Os comerciantes locais compartilham uma esplanada no Largo da Igreja Santos-o-velho a fim de acrescentar um espaço ao ar livre para seus estabelecimentos. Agora, às vésperas do fim do ano,  ocorre também o mercado de Natal. Bancas de pequenos artesãos, vinho quente e músicas natalinas o aguardam nesta feira ao estilo escandinavo. Obviamente, o espaço segue todas as regras impostas pela DGS. Para além, há espaço para receber doações de roupas e brinquedos que serão distribuídos a famílias carentes. 

Quando? Até 24 de Dezembro
Onde? Largo da Igreja Santos-o-Velho | Lisboa

Aula de Yoga ao ar livre

Que tal praticar um pouco de yoga e estar junto à natureza? Este é o convite da professora Diana Vaz para este domingo no Parque Tejo (no Parque das Nações). 

Será uma aula de 90 minutos com práticas para todos os públicos. Para participação do evento, a contribuição é um donativo, livre, ou seja, cada pessoa contribui com o que achar melhor. Ah, lembre-se de levar seu próprio tapete!

Quando? 13 de Dezembro, às 10h30
Onde? Parque do Tejo (a meio caminho entre a Torre Vasco da Gama e a estátua de D.ª Catarina de Bragança) | Lisboa

Está pronto (a) para aproveitar o fim de semana? Lembre-se sempre, ao sair de casa, leve sua máscara e o seu álcool em gel. Proteja a si e ao próximo!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *