CulturaNEW IN

O novo decreto presidencial mantém as regras de confinamento até ao dia 1 de março. No entanto as grandes redes de supermercado e lojas estão autorizadas à venda de livros. Como vão as livrarias manter as vendas?

Um novo confinamento isolou Portugal mais uma vez. As ruas estão novamente vazias e o comércio restrito ao que é considerado essencial, como supermercados e farmácias.

Porém, dentro de cada casa o ‘essencial’ é diferente e adaptado a cada estilo de vida. A cultura tem sido para muitos um elemento fulcral no dia-a-dia, deixando os dias um pouco mais alegres neste tempo de confinamento.

Os ‘dias melhores’ de que tanto ouvimos falar e aguardamos nos últimos meses podem estar no futuro, mas até lá, podem simplesmente estar escondidos dentro de uma boa história – podem estar num lugar distante, outra época ou até outro mundo! É para lá que os livros nos podem levar quando nos deixamos levar pela nossa imaginação.

Livrarias fechadas, mercados abertos 

A renovação do estado de emergência colocou novamente o país em confinamento até, pelo menos, dia 1 de março. Entretanto, o novo decreto permite a venda de livros e materiais escolares em supermercados e grandes superfícies que vendam outros produtos tais como eletrodomésticos e produtos informáticos, como é o caso da FNAC. Uma boa notícia? Depende de quem a lê.

Claro que alargar o acesso à compra de livros é sempre uma medida bem-vinda, no entanto, as livrarias agora são os únicos espaços que não podem abrir para vender livros. Ou seja, um espaço destinado à venda de livros está impedido de o fazer. 

Contrariamente ao primeiro confinamento em março de 2020, hoje os comerciantes já sabem lidar mais facilmente com esta situação. Assim, os livreiros apostam na divulgação e vendas online, ou até mesmo por telefone ou e-mail.

Fernando Ramalho, responsável pela livraria Tigre de Papel, em Lisboa, contou-nos que uma livraria fechada não deixa de vender apenas livros, mas também experiências. Entrar na livraria, ficar horas a escolher uma obra ou até mesmo participar no lançamento de um livro são atividades que o serviço online não substitui. 

Contudo, Fernando explica que os livros vendidos nos supermercados são diferentes dos vendidos na livraria Tigre de Papel, que também aposta na venda de obras em segunda mão. Para além disso, os livros novos são de circulação mais restrita, ou seja, não é o tipo de livro que se encontraria facilmente nas prateleiras de um supermercado.  

Fernando conta-nos ainda que a livraria está a apostar cada vez mais na divulgação em redes sociais para incentivar as vendas, e conta ainda com a ajuda de clientes habituais para passar a mensagem: “compre dos pequenos, ajude o comércio local!”

Veja as principais livrarias de Lisboa que entregam em casa:

Tigre de Papel
Sabe aquele livro que está a procurar há bastante tempo? É possível que o encontre na Tigre de Papel. A livraria aposta na venda de livros novos, usados e obras de pouca circulação. O que espera para conhecer esta livraria? As encomendas são por e-mail ou telefone, e enviadas para sua casa por CTT. Caso a sua morada do fique no trajeto da equipa da livraria, os livros poderão ser entregues em por eles em sua casa. 
Telefone: 213 540 470
E-mail: geral@tigrepapel.pt
Site: tigrepapel.pt

Ler Devagar

foto @projetocontrafluxo

Esta livraria tem um ambiente lúdico insubstituível, no entanto, se quiser estar perto da Ler Devagar, faça-o através de seus livros! Pode escolher pelo site e fazer a encomenda por e-mail. 
Telefone: 213 259 992
E-mail: livraria@lerdevagar.com
Site: lerdevagar.com  

Leituria
As portas podem estar fechadas ao público, mas as novidades não param de chegar às livrarias e a Leituria é a prova disto! Quer conhecer? As vendas podem ser feitas pelo site ou pode encomendar diretamente à loja.
Telefone: 967 224 138
E-mail: livros@leituria.com
Site: www.leituria.com 

Distopia
A Distopia também oferece a opção de comprar os livros no conforto de casa. E mais…quer um livro surpresa? A Distopia participa na campanha “Livraria às Cegas” promovida pela Rede de Livrarias Independentes. Quer saber o que é? Visite o site!
Telefone: 210938746 | 914869616
E-mail: distopialivraria@gmail.com
Site: distopialivraria.pt

Bertrand

foto @projetocontrafluxo


A livraria mais antiga do mundo segue de portas abertas no mundo virtual durante o confinamento. Contudo, agora poderá também receber clientes nas livrarias, que devem de fazer uma reserva previamente pelo site e levantar nas livrarias da rede.
Site: bertrand.pt 

Então, que tal colocar a leitura em dia? Apoie o comércio local!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *