Lisboa RideNEW INVídeo

A ICEL é uma marca portuguesa de produtos para cozinha que inspira arte e constrói sonhos. Foi com esse pensamento que se tornou parceira na série de turismo e gastronomia Cooking by Riders da Lisboa Ride, que tem o chef Vitor Sobral na Temporada de Verão. Apoiante deste projeto tão importante sobre a cultura em Portugal, a marca participa em vários eventos gastronómicos, como o Chefe do Ano e Jovem Talento da Gastronomia. Têm também vários projetos juntamente com chefes e jovens cozinheiros, tanto nacionais como internacionais.


Constituída como sociedade em 1945, a empresa conta com a sua herança e tradição para manter o compromisso que assumiu – oferecer ao mercado produtos e serviços de qualidade, ao nível nacional e internacional. A ICEL nasceu a partir de uma oficina familiar fundada nos anos quarenta por três irmãos, na qual se trabalhava o aço e de onde saíam peças de cutelaria para a agricultura e cozinha. Esta oficina localizava-se em Ribafria, uma pequena aldeia perto de Benedita. No início, a gama de produtos era constituída por canivetes e algumas facas totalmente fabricadas à mão. O aço utilizado era o aço carbono, que era forjado e temperado com equipamentos rudimentares, sendo a energia utilizada proveniente do carvão. Os cabos eram feitos de ossos e chifres de animais. À medida que a produção foi aumentando, a distribuição deixou de ser local e passou a ser regional, e os produtos passaram a estar presentes em lojas e mercados de vários pontos do país, transportados na sua maioria pelos caminhos de ferro.

foto @chris.bernardes


A ICEL investiu, desde cedo, num crescimento estratégico e sustentado. Em 1973 iniciou a exportação para mercados exigentes como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Suécia e Dinamarca. Hoje está representada em 90 países dos vários continentes. Para este sucesso, contribuíram fatores tão importantes como a capacidade de avaliação e resposta eficaz às necessidades dos diversos mercados, desenvolvendo uma cultura de inovação nos produtos e materiais, uma grande flexibilidade ao nível da produção, derivada da atualização tecnológica na modernização dos processos e na constante preocupação com a qualificação de todos os que integram a empresa.

foto @chris.bernardes

A ICEL assume um enorme compromisso para com o design dos seus produtos, com a finalidade de obter equilíbrio entre inovação tecnológica, matéria-prima, funcionalidade e estética, apresentando um design ergonómico que transforma a peça numa extensão de si próprio. A sua beleza estética com contornos orgânicos, transforma as peças em harmoniosas criações e em ferramentas funcionais de alta qualidade, com grande durabilidade e inigualável performance.

foto @chris.bernardes

A sabedoria assente em anos de aperfeiçoamento, e busca incessante pela inovação e desenvolvimento sustentável, certificam a ICEL como marca de confiança que inspira os seus clientes. Em breve, a Icel vai lançar uma linha de facas de chef com um baixo custo, mas continuando com uma qualidade elevada. 

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *