InspiraçõesLisboa GrátisNEW LINE

Mas afinal o que é viajar de forma mais sustentável?

Esta é a questão que paira na cabeça de todos nós ou não fosse a palavra “sustentabilidade”uma big word da moda. Se está a pensar marcar férias ou fazer uma escapadinha para breve e procura desmistificar este conceito, veio parar ao sítio certo!

Quando falamos em viajar de forma sustentável não estamos só a referir aspetos ambientais. Ao contrário do que se pensa, sustentabilidade ou “viajar de forma consciente” engloba váriosfatores que tornam essa prática menos abusiva para o planeta e para os outros. Falamos então de práticas que preservam a cultura, a sociedade e o ambiente.

Neste momento poderá estar a pensar – mas então como posso aliar turismo a práticas sustentáveis. Damos-lhe 5 dicas surpreendentes para um turismo mais sustentável:

1. Visite mercados locais

Ao visitar algum destino dê preferência a fazer as suas compras em mercados locais ou comércio local, assim estará a promover os comerciantes e comunidades locais e a contribuir para a economia local.

Em Lisboa poderá optar por visitar os Mercados no Jardim do Príncipe Real onde todos os sábados acontecem mercado biológicos com produtos da terra. O Jardim é também palco da Feira de Antiguidades e Artesanato.

2. Faça atividades lúdicas e formativas com sensibilização à natureza

Nunca é de mais aprender e mesmo em lazer pode melhorar os seus conhecimentos. Introduza nas suas práticas atividades lúdicas e formativas que apelem aos cuidados que devemos ter com a natureza e com os animais. Em Lisboa poderá encontrar atividades para todos os gostos, poderá fazer uma tour com a Birds & Nature Tours Portugal aprendendo, assim, tudo sobre aves de rapina. Se tiver um espírito mais aventureiro poderá partir rumo à adrenalina e experimentar fazer canoagem, trekking, snorkeling ou até mesmo mergulho com a Vertente Azul, em Sesimbra.

3. Dê passeios por Parques Naturais

No meio de tanta agitação e movimentação do quotidiano quão bom seria estar em contacto com a natureza? Uma das dicas que recomendamos para um turismo mais consciente é optar por dar passeios em Parques Naturais. Respirar ar puro, refletir sobre o que nos rodeia e ganhar anos de vida! Em Lisboa, apesar de ser uma cidade cosmopolitana e urbana, não faltamáreas preservadas que lhe permitem tomar um “shot” de biodiversidade. O Parque Florestalde Monsanto, no coração da cidade é fundamental na qualidade do ar e clima da cidade; Tapada Nacional de Mafra, com um cunho histórico grande era o local de lazer preferido para D. João V. Parque da Pena, local ideal para uma escapadinha romântica com um cenário de conto de fadas.

4. Desloque-se e exercite-se sem poluir

Corpo são, mente sã, menos poluição. Um três em um que para além de o revitalizar diminui a pegada ecológica para o ambiente. Deixe de lado as visitas guiadas em autocarros, ou evite deslocar-se em veículos de transporte de passageiros e opte por se deslocar através de soluções que não emitem agentes poluentes, como por exemplo as famosas trotinetes (caso os percursos sejam mais breves). Se tiver de se deslocar entre cidades em vez de pegar no seu carro, experimente fazer a viagem de comboio. Se quiser aliar uma excursão pela cidade de Lisboa através de bicicletas elétricas pelas 7 colinas da capital.

5. Opte por restaurantes biológicos

Para além dos vários benefícios que os alimentos biológicos conferem ao organismo de cada um, se optar por espaços e restaurantes que dê prioridade a confecionar refeições com o que a terra nos dá, está assim a contribuir para os produtos de alimentos orgânicos. Em Lisboa as opções são infinitas.

Turismo sustentável é precisamente isto! É agir em consciência perante o planeta, os outros e perante si mesmo. É ter práticas que, para além de o beneficiarem, beneficiam uma sociedade, uma cultura e um ambiente. As 5 dicas para um turismo mais sustentável são apenas algumas das tantas que pode adotar.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *