CulturaNEW IN

Na Biblioteca Nacional de Portugal podes encontrar a exposição “Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939)”, inaugurada em novembro do ano passado, e que ainda vais a tempo de explorar.  

Quem foi Tutankhamon?

O faraó Tutankhamon nasceu em 1341 a.C., em Amarana. Foi um faraó da 18ª dinastia, durante o período da história egípcia, também conhecido como Império Novo.

Dez anos após se tornar rei, Tutankhamon morre, bastante jovem (19 anos), não deixando ninguém na linha para lhe suceder. Foi sepultado apressadamente num pequeno túmulo, que originalmente não era para ele.

Assim, o faraó Tutankhamon ficou esquecido na história.

A descoberta do túmulo

Ninguém sabia do seu paradeiro até ao dia 4 de novembro de 1922. O “Rei Tut”, descansava no seu túmulo há mais de três mil anos no Vale dos Reis, na margem ocidental do rio Nilo, quando o arqueólogo Howard Carter, depois de seis anos a escavar as areias do Vale, sem encontrar nenhum vestígio, descobriu um lanço de escadas entre as formações rochosas.

A importância dada a este faraó prende-se com o facto de o seu túmulo ter sido encontrado intacto. Quando Carter desceu as escadas, deparou-se com mais de 5 mil objetivos, entre eles cofres de ouro, joias e uma carruagem de Tutankhamon.

Burton photograph, 1925

Tutankhamon em Portugal

A incrível descoberta do arqueólogo Howard Carter foi largamente divulgada pela imprensa portuguesa, que acompanhou todo o processo no Vale dos Reis, principalmente nos anos de 1923 e 1924.

Como esta descoberta foi divulgada e todo o interesse que causou em Portugal mostrou a profunda relação entre a comunicação social e a História/arqueologia.

Entre 1922 (ano da descoberta do túmulo) e 1939 (ano da morte de Howard Carter), foram publicadas 234 notícias portuguesas, por 28 periódicos portugueses, sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon e todos os eventos relacionados.

 Projeto “Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939)”

A exposição

A Biblioteca Nacional de Portugal, em novembro de 2022, inaugurou uma exposição resultante de um projeto de investigação com o nome “Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939)”. Este projeto analisou e recolheu todas as notícias publicadas, entre 1922 e 1939, nos periódicos portugueses.

A imprensa portuguesa informou, detalhadamente, os leitores portugueses sobre todo o evento que acontecia no Egito, tornando-se um agente ativo da receção do Antigo Egito em Portugal.

Os objetivos desta exposição passam por dar a conhecer de uma forma simples e marcante, as diferentes notícias enquadradas nos trabalhos arqueológicos, mostrando o interesse da imprensa portuguesa pela descoberta arqueológica no Egito e como fez para chegar toda a informação a Portugal, assim como clarificar os conceitos de Tutmania e Mumiamania em Portugal.

Burton photograph, 1925

Podes ver um filme

Até ao dia 5 de abril, das 14h00 – 19h00, todas as quintas-feiras, podes assistir a um breve filme sobre a exposição.

E um curso

No âmbito da exposição, todas as quintas-feiras, de 5 a 26 de janeiro, e a 1 de fevereiro, das 17h30 às 19h30, vai-se realizar o curso livre “De Tutankhamon e Carter à Tutmania e Mumiamania”, conduzido por José das Candeias Sales e Susana Mota.

O curso é livre, mas está sujeito a marcação prévia. Podes fazer a tua inscrição enviando email para projectotut@gmail.com.

Podes ler com maior detalhe o programa do curso aqui.

A exposição é visitável até ao dia 5 de abril de 2023, o dia em que se celebra o centenário da morte do Lord Carnarvon, o conde que financiou a descoberta arqueológica.

Horário de funcionamento da Biblioteca Nacional de Portugal

Horário de inverno (19 setembro – 15 julho ’23)

De 2.ª a 6.ª Feira, 09h30 – 19h30

Sábados, 09h30 – 17h30

Horário de verão (17 julho ’23 – 16 setembro ’23)

De 2.ª a 6.ª Feira, 09h30 – 17h30

Sábados – Encerrada

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *