CulturaNEW LINE

Conheces as colinas de Lisboa?

Na numerologia, o número sete está associado à perfeição e à ligação do mundo físico com o espiritual. Ou seja, o número sete está associado à espiritualidade, ao ocultismo e relaciona-se com a sabedoria e a reflexão.

O número sete é o número da perfeição.

E agora vocês perguntam, o que isso tem a ver com as colinas de Lisboa?

Há uma lenda que diz que Lisboa, assim como Roma, nasceu sobre sete colinas. Lisboa tem na sua perfeição sete colinas com panoramas incríveis que mostram a cidade. Há uma vitalidade que paira entre os edifícios, ruas e avenidas da cidade.

Esta ideia partiu dos Romanos que viram em Olisipo (Lisboa Romana) uma semelhança com a capital do Império Romano.

Mas sabes quais são as colinas de Lisboa?

Entre altos e baixos, e colinas pode ser cansativo passear pela cidade. E quase de certeza, que já passaste por todas as colinas de Lisboa. No topo de cada uma existem miradouros, onde podes desfrutar da cidade.

Colina de São Jorge

Esta é a colina mais alta da cidade e abrange o bairro da Mouraria e a parte sudeste do bairro de Alfama. Esta colina era, em tempos, um ponto estratégico de defesa, sendo aqui que fixaram os primeiros habitantes da cidade. 

No topo há o Castelo de São Jorge, conquistado pelo primeiro rei de Portugal, em 1147. No castelo podes maravilhar-te com uma vista incrível sobre a cidade, ladeada de canhões.

Colina de São Vicente

A tradição de Lisboa encontra-se aqui. É nesta colina que encontramos o bairro de Alfama e a Igreja de São Vicente de Fora. No topo da colina podes encontrar dois miradouros com uma vista soberba, para Alfama e para o rio Tejo.

O miradouro das Portas do Sol é um dos lugares mais cenográficos da cidade, e mais abaixo tens o miradouro de Santa Luzia, esplêndido com os seus azulejos. 

Fonte: JETSETTINGFOOLS!

Colina de Santo André

Esta colina abrange a zona da Calçada de Santo André e a zona da Graça. No cume, o miradouro da Nossa Senhora do Monte oferece uma vista privilegiada para a cidade; É perfeito para um bonito pôr do sol. Mais abaixo, encontras o miradouro da Graça.

Foi nesta colina que D. Afonso Henriques acampou quando atacou a cidade, em 1147.

Colina das Chagas

Representa a zona do Largo do Carmo e o seu convento. O nome desta colina vem da Igreja das Chagas de Cristo cujo nome foi dado pelos marinheiros da rota da Índia, em homenagem às chagas de Cristo. Nesta colina, o miradouro é ligeiramente diferente; encontras uma vista deslumbrante no Elevador de Santa Justa.

Colina de São Roque

O Bairro Alto, a diversão noturna de Lisboa, encontra-se aqui. No topo, o miradouro de São Pedro de Alcântara tem uma vista para as outras colinas da cidade, além de ser um local agradável para se estar com amigos ou família. Adiante do miradouro, um grande largo alberga a Igreja de São Roque (tem a capela mais valiosa do mundo e resistiu ao terramoto de 1755).

Fonte: JETSETTINGFOOLS!

Colina de Santa Catarina

É vizinha da colina de São Roque, e vai do Largo de Camões até à Calçada do Combro. No seu ponto mais alto está o Miradouro de Santa Catarina, também conhecido pelo Miradouro do Adamastor. O Adamastor é uma icónica personagem que Camões usou para simbolizar o Cabo das Tormentas (Cabo da Boa Esperança). 

Segundo a lenda, era neste miradouro, nos séculos XVI-XVIII, onde se apreciavam os navios. Ficando conhecida a expressão “ver navios do alto de Santa Catarina”.

Fonte: JETSETTINGFOOLS!

Colina de Sant’Ana

Também conhecida pela colina dos hospitais ou da saúde. É a colina mais central de Lisboa. Ela separa o Vale Verde (Avenida da Liberdade) e o Vale da Ribeira de Arroios (Avenida Almirante Reis). 

Esta colina até ao século XIX era um espaço de campos de produção de gado, conventos, mosteiros e palácios. Depois do terramoto de 1755, muitos conventos foram transformados em hospitais (por exemplo o Hospital de São José e Santo António dos Capuchos). 

É nesta colina que encontramos o Campo dos Mártires da Pátria e um dos miradouros mais bonitos da cidade – o miradouro do Torel.

Certamente já passaste por todas elas. É ou não é Lisboa perfeita e bonita nas suas sete colinas? 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *