

As praias perto de Lisboa oferecem aulas para todos os públicos
Quem já está habituado a apanhar as ondas, consulta as condições do mar, veste o fato de neopreno, a prancha e pronto! Mais um dia de surf. Mas quem está a começar, a história muito diferente. Até porque sabemos que…com o mar não se brinca!
Então, se estiver a procurar por aulas próximo de Lisboa, as praias mais indicadas para a prática de surf são Carcavelos, Guincho (na zona de Cascais) e a Costa da Caparica, na margem sul. Mas lembre-se: procure ajuda profissional.
Aprenda a surfar com segurança
Para estar em cima de uma prancha é necessário, primeiro, conhecer o mar. E para isto, é preciso de tempo. Este é o principal ensinamento de Pedro Elias, há mais de 30 anos. Há 19 fundou a Carcavelos Surf School, em Carcavelos, a pouco mais de 20 quilómetros de Lisboa. É uma das praias mais procuradas pelos turistas, surfistas e por quem sonha um dia apanhar uma onda.
Aqueles que quiserem fazer aulas, nada de comprar prancha! É preciso apenas levar fato de banho e toalha. A escola fornece o restante, como a prancha, fato de neoprene, etc.
A Lisboa Ride acompanhou de perto (perto mesmo, de dentro do mar!) uma aula de surf da Carcavelos Surf School. Foi a primeira aula da Ana Bernardes, de 12 anos e, mesmo assim, ela consegiu apanhar algumas ondas!
A turma foi dividida em pequenos grupos para as orientações ainda na areia: como remar, a melhor maneira de ficar em pé na prancha e como manter o equilíbrio.Depois…hora de entrar na água! Cada movimento é acompanhado de perto pelos professores, que ficam o tempo todo no mar com os alunos. Quer saber como foi esta aula? Veja o vídeo!
As dicas do professor
Ao ver as imagens, surfar pode até parecer ser fácil. Entretando, o desempenho nas aulas depende muito de cada aluno e também das ondas do dia. Mas o professor Pedro preparou algumas dicas para quem se quer aventurar neste desporto.

1. Não comece sozinho
Quem nunca se subiu numa prancha de surf, não se deve aventurar sozinho ou com amigos. Como já tínhamos dito, a Julia tentou e não teve sucesso. Numa escola de surf você terá toda a estrutura para isto e professores experientes que vão orientar sobre as condições das ondas no dia, o tipo de solo de cada praia e, claro, dar toda assistência ao aluno no mar. Lembre-se: com o mar não se brinca!
2. Não há um número preciso de aulas
Se você vai começar numa escola de surf com a ideia de que com um número “x” de aulas já vai sair um Kelly Slater, está muito enganado. De acordo com o professor Pedro, o surf exige muito do aluno e, por isso, o desempenho depende da força, resistência e flexibilidade de cada um. “Quem tiver essas condições, vai estar mais à vontade e terá uma evolução mais rápida”, afirma o Pedro.
O professor ainda diz que quem está habituado ao meio aquático também poderá aprender mais rápido. Pela experiência de quase 20 anos como professor, o Pedro diz que de 10 a 30 aulas um aluno já pode começar a surfar sozinho. Mas, como já dissemos, depende de cada um.
3. Aprenda sobre o mar e os “seus dias”
O professor Pedro lembra que o surf é um tipo de desporto que acontece num contexto inconstante, ou seja, não há um dia igual ao outro. “Há correntes, há marés, há ondulações diferentes, direções de ondulação, intensidade e força das ondas, frequência e direção dos ventos, assim como os fundos (do mar). São muitas variáveis”, explica. Por isso, o professor avalia que, mais importante do que aptidão física e adaptação ao meio aquático, é preciso conhecer o mar e isso só com muita experiência.
“Eu digo que um aluno só está independente depois de passar por uma série de experiências no inverno. Isso porque no verão o mar é sempre calmo e não há correntes. No inverno há uma série de condicionantes que são perigosas, ou seja, as correntes e ondas fortes. Por isso é importante que o aluno viva essa experiência, mas sempre acompanhado de um professor”.
Não é preciso pressa!
O inverno está a chegar…para quem começou as aulas no verão, é uma boa oportunidade de manter a prática com um nível de dificuldade um pouco maior.
No início, este desporto é mesmo mais difícil. Isto porque o surf exige do corpo, exige dedicação e uma certa frequência de prática. Entretanto, não se apresse em comprar uma prancha ou mesmo em querer surfar sozinho (a). O importante é evoluir aos pouquinhos e não desistir!
E você? Já está pronto para começar a surfar?
Para mais dicas, siga-nos nas redes sociais.
