CulturaLisboa RideNEW LINE

FIMFA Lx

A edição de 2022 decorrerá de 13 de maio a 5 de junho, em diversos espaços culturais da cidade de Lisboa, com uma programação composta por espetáculos e atividades de criadores e companhias nacionais e internacionais. Produzido pel’A Tarumba – Teatro de Marionetas, o FIMFA Lx é um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa que, anualmente, junta reputados criadores mundiais, afirmando-se como um dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo.

Na segunda-feira, 21 de março, Dia Mundial da Marioneta, às 18h, o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA Lx) anuncia a programação da sua 22.ª edição, no São Luiz Teatro Municipal. No mesmo dia, Luís Vieira e Rute Ribeiro, diretores do Festival, entregam o Prémio de Mérito Cultural Henrique Delgado, que anualmente distingue entidades individuais ou coletivas que tenham contribuído para o reconhecimento das artes da marioneta.

Sobre a FIMFA

O FIMFA é um projeto artístico renovador e aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.
Ao longo destes 20 anos o FIMFA tornou-se um dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo. Desenhado numa perspetiva de transversalidade artística, o FIMFA Lx desenvolve uma programação que integra uma enorme diversidade de técnicas (sombras, objetos, manipulação direta, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta e outras áreas artísticas, como a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas.


Em cada edição do FIMFA, Lisboa transforma-se no grande centro desta expressão artística, verdadeira plataforma performativa da marioneta contemporânea, que enche os principais espaços culturais da cidade, com a apresentação dos mais reputados artistas e jovens criadores com projetos inovadores, num verdadeiro showcase do que melhor se produz atualmente nesta área artística.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *