CulturaLisboa GrátisNEW LINE

Entre os dias 19 de agosto e 18 de setembro eventos ao ar livre

Durante um mês, a cidade recebe novamente o “Lisboa na Rua” com vasto programa de atividades culturais de acesso gratuito ao ar livre. Organizado pela EGEAC, o evento reunirá muita animação e espetáculos para todos os gostos e idades. É já uma tradição nos últimos dias de verão, para quem fica em Lisboa e para quem a ela regressa. Os jardins, largos e praças da cidade transformam-se em salas de concertos e de cinema, pistas de dança ao ar livre, bibliotecas itinerantes, ou cenários de peças de teatro. E é nestes palcos improváveis, a céu aberto (no centro, mas também na periferia da cidade), que nos deixamos envolver, seja pela emoção do Fado, pela leveza do Jazz, pela descontração de um baile coletivo ou pela história de um livro.

Arte para todas as idades

Lisboa vai estar mais animada com o regresso das matinés de dança, com as sessões de cinema ao ar livre e com vários outros espetáculos e festivais de músic, sempre com entrada gratuita. Mas este ano vais encontrar novidades na programação do “Lisboa na Rua”, nomeadamente em eventos onde a literatura e a poesia de autores como José Saramago e João Monge estarão em destaque.

Teremos também a celebração dos 200 anos da independência do Brasil com a Filarmónica de Minas Gerais, nos Jardins da Torre de Belém  no dia 7 de setembro. E também de um grande concerto da Orquestra Gulbelkian no Vale do Silêncio no dia 10, sob a direção do maestro Diogo Costa, e com a participação de solistas convidados.

Teatro, Cinema, Video e Som

Festivais importantes de teatro, artes visuais, cinema e dança também fazem parte do Lisboa na Rua. Entre eles estão o Lisboa Mágica (espetáculos de magia de rua mundial), Lisboa Soa (arte sonora) , Fuso (sessões de vídeo arte), Cinema no Estendal (cinema ao ar livre) .

O programa “Lisboa na Rua” só fica completo com as várias performances de dança, um pouco por toda a cidade. Todas as tardes de domingo, com o tema “Dançar a Cidade”, vais poder ter aulas de dança gratuitas ao ar livre, de Flamenco e Sevilhanas na Quinta das Conchas; Tribais Africanas no jardim do Palácio das Galveias; Samba e Forró no Parque Urbano Moinhos de Santana; e Salsa e Merengue no Largo José Saramago, perto do Campo das Cebolas. Todos os eventos acontecem nas tardes de domingo, a partir das 17 horas.

A programação do “Lisboa na Rua” é bastante mais extensa. Podes consultar o calendário a partir daqui.

  • Conheça o maior presépio do país
    Fica em Vila Real de Santo António no Algarve O maior presépio de Portugal demorou 40 dias e 2.500 horas de trabalho a ser montado. A enorme estrutura, com milhares de figuras, muitas feitas de raiz pelos seus autores, poderá ser visitada já a partir do dia 1 de dezembro no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, no Algarve. Depois das 5600 peças do presépio gigante do ano passado, nesta 20.ª edição terá mais 100 peças e ocupará 240 metros quadrados. A lista de materiais utilizados na construção é extensa e inclui mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra, 3 mil quilos de cortiça e centenas de adereços. Cuidado em cada detalhe A recriação tem quase cem peças animadas e motorizadas, lagos e iluminação. Tudo assente numa complexa base de suporte, onde estão instalados vários quilómetros de cabos: são eles que dão vida a esta obra de arte e permitem a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos. Como já é habitual, a representação figurativa volta a ter elementos evocativos da região, como a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas, as tradicionais noras algarvias e …
  • Passeios de buggy e moto 4 na Albufeira
    Uma experiència diferente no Algarve O inverno aproxima se. Ninguém imagina que nesta altura também há muito o que fazer no Algarve. Com o clima é ameno há cada vez mais atividades para todos os gostos na região. E muitas delas não estão, de todo, ligadas ao mar. É possível organizar passeios de buggy e moto 4. Essa é a prova que há muito mais para fazer em Albufeira do que ir à praia.  Para quem procura uma boa descarga adrenalina Pode ser muito divertido conhecer a região de uma forma diferente: através de uma aventura a todo o terreno. Estes passeios turísticos de buggys e moto 4 revela a parte da Albufeira menos turística. Ambos passeios podem ser feitos por duas pessoas em simultâneo e podem durar entre uma a três horas e meia. A maior parte do passeio é sempre por estradas de terra, mas podem existir alguns obstáculos na vias de passagem. Qualquer pessoa que tenha carta de condução pode conduzir, porque é um circuito adaptado a toda a gente. Todas as expedições são orientadas por um guia que conta tudo sobre a região. Tipos de passeio Nos percursos mais longos, chegam mesmo a ir até à vila. …
  • Wonderland está de regresso a Lisboa
    O evento mais aguardado está de volta. A magia do Natal regressa a Lisboa, ao Parque Eduardo VII, e promete muita diversão e alegria. A Wonderland preenche a cidade de Lisboa com a sua magia natalícia há cinco anos. É um evento carregado de diversão, música e muita boa disposição. Trazer o Natal aos portugueses é o seu objetivo. Por isso, esta 6ª edição promete devolver a magia à cidade. Sabe-se que este ano, através das divulgações nas redes sociais, a iniciativa abre ao público a 30 de novembro e estende-se até ao dia 1 de janeiro de 2023. Apesar de ainda não existirem muitas informações sobre o programa, à semelhança dos outros anos, espera-se contar com a icónica roda gigante, a pista de gelo ecológica, o carrossel e comboio, a casa do Pai Natal e as oficinas para as crianças (perfeitas para os seus dotes artísticos). Espera-se, também, encontrar várias tendas com produtos regionais, doçarias, artesanato, moda e assessórios. É o local ideal para as compras de Natal. A Wonderland de Lisboa está pronta para animar os miúdos e graúdos. A entrada na 6ª edição da Wonderland é gratuita, no entanto ainda não estão definidos os preços das restantes …
  • Vem ai a 15ª edição da Festa do Livro
    A arte asiática invade Lisboa Entre 29 de novembro e 18 de dezembro decorre a Festa do Livro no Museu Oriente, em Lisboa. Em sua 15ª edição, o evento traz bandas desenhadas, livros infantis, mangas, poesias, ficções. E também manuais sobre várias técnicas, que vão do origami à meditação. Entre as obras deste ano, o destaque são títulos sobre a Ásia ou os autores daquele continente. Ao longo de várias semanas serão convidadas 18 editores. O evento promove literatura infantil e conta com um cantinho de leitura. Além disso, o programa que inclui conversas com escritores e apresentações de diversos filmes. Confira os destaques Um dos destaques terá lugar a 2 de dezembro às 18h30. José Luís Peixoto falará com o público sobre a importância das viagens e dos livros, duas grandes formas de conhecermos o mundo. No dia 3, será a oportunidade de aprender tudo sobre essa expressão artística e literária que é o haiku. Esse momentos haikuserá uuma sessão que aborda as suas origens e características, e que inclui a leitura de haiku japoneses (traduzidos) e portugueses por Leonilda Alfarrobinha, escritora premiada de haiku, acompanhada por Yuko Kase, professora de língua e cultura japonesas. Nos dias 10 e 11 de dezembro, às 15h00, …
  • Vinhos do Alentejo em Lisboa
    Com mais de uma dezena de edições, os “Vinhos do Alentejo em Lisboa” estão de regresso à capital num evento marcado para os dias 18 e 19 de novembro no CCB – Centro Cultural de Belém. A 12ª edição promete mostrar as características singulares das castas alentejanas, com cerca de 450 vinhos em prova e a presença de mais de meia centena de produtores e enólogos da região. O evento tem início às 16h00 de sexta-feira, 18 de novembro, e até às 21h00 os fãs de uma boa experiência de degustação vão poder apreciar brancos, tintos e rosés de mais de 60 produtores alentejanos. Já no sábado, 19 de novembro, o CCB abre as portas para os Vinhos do Alentejo às 15h00, numa iniciativa que se estende até às 21h00. Conheça a programação No primeiro dia do evento, sexta-feira, pelas 18h00, os amantes de vinho vão ter ainda a oportunidade de conhecer o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal. O workshop, liderado por João Barroso, coordenador do PSVA, vai juntar todos os produtores detentores do pioneiro Selo de Certificação em Produção Sustentável. Durante os dois dias de evento, os participantes vão também contar com …

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *